Café - Informativo Coffee Break

Coffeebreak - O portal de notícias do café

10/05/2017 16:18:00

 

Exportação de café verde do Brasil cai ao menor nível desde julho de 2016

 

 

As exportações de café verde do Brasil atingiram no mês passado o menor nível desde julho de 2016, por uma entressafra com forte aperto na oferta que impacta os embarques do maior exportador global da commodity, de acordo com dados do Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé) divulgados nesta quarta-feira.

As exportações do grão verde somaram 1,86 milhão de sacas, queda de 14,5% ante o mesmo período do ano passado. Na comparação com março, a queda foi ainda maior, de 23,6%. "O registro das exportações de abril segue dentro do cenário previsto na entressafra.", disse o presidente do Cecafé, Nelson Carvalhaes.

A safra passada foi recorde no Brasil, com uma grande produção de café arábica, que acabou suprindo a baixa colheita de grãos robusta, cuja produção sofreu o impacto de uma severa seca. Com indústrias demandando mais café arábica internamente, isso diminuiu a disponibilidade para exportação.

A exportação de café arábica caiu em abril 13,3% ante o mesmo período do ano passado, para 1,84 milhão de sacas, enquanto os embarques de robusta somaram apenas 26,6 mil sacas, recuo de mais de 505. "Esse quadro (de exportação) deve se manter até a entrada da nova safra (2017/18), por conta da menor oferta", acrescentou Carvalhaes.

As primeiras colheitas de café arábica já estão ocorrendo em algumas regiões de Minas Gerais, enquanto os trabalhos com o robusta estão mais adiantados nas principais regiões produtoras.

No acumulado do ano safra 2016/17 (julho a abril), as exportações brasileiras de café (incluindo o produto industrializado) apresentaram queda de 8%, na comparação com o mesmo período do ano anterior, para 28,1 milhões de sacas.

Contudo, o Cecafé ressaltou que a receita obtida em dólares com as exportações no mês passado foi superior à de abril de 2016, resultado dos preços superiores por saca.

A receita somou 369 milhões de dólares, com o preço médio da saca em 173,63 dólares, ambos valores acima dos registrados em abril de 2016, com alta de 2,75 e 18,7%, respectivamente. No acumulado da safra até abril, a receita cambial atingiu 4,8 bilhões de dólares, alta de 4%.

Fonte: Reuters

 

 

 

 









 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

Sabor Café

 

Receitas

colunas

 

Retrospectva

© 2010 Coffee Break. Todos os direitos reservados.