Café - Informativo Coffee Break

Coffeebreak - O portal de notícias do café

11/09/2013 09:32:51

 

Cooperativas da cafeicultura familiar mostram produtos especiais em evento de MG

 

 

Bebida que faz parte da cultura nacional e apreciada mundialmente, o café é a grande atração do 8ª Espaço Café Brasil - Feira Internacional do Café, que ocorre de segunda (9) a quinta-feira (12), em Belo Horizonte (MG) e contará com os produtos especiais da agricultura familiar. Na segunda-feira (9), às 19 horas, o diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Argileu Martins da Silva, falou sobre Políticas Públicas para a Cafeicultura Familiar, no Auditório Inteligência de Mercado.

Em sua palestra, o diretor vai explicou como acessar as políticas públicas do MDA. “Quando fazemos a convergência das políticas de financiamento com as políticas de comercialização e as políticas de assistência técnica e extensão rural, nós temos um sistema de produção completo, sustentável e que, consequentemente, gera mais renda”.

Dentro do 8º Espaço Café Brasil, o Espaço MDA – Cafés do Brasil Rural Contemporâneo ocupa 96 m², promovido e organizado pelo ministério, por meio da Secretaria da Agricultura Familiar, com apoio da Delegacia Federal do MDA no estado. São dez empreendimentos da cafeicultura familiar que representam os principais estados produtores do país. O evento faz parte da Semana Internacional do Café.

Entre os empreendimentos estão a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Território do Caparaó (Coofaci), do Espírito Santo, e a Cooperativa dos Cafeicultores da Região de Lajinha (Coocafé), de Minas Gerais. A Coocafé conta com aproximadamente seis mil cooperados. Destes, 95% são agricultores familiares. Criada em 1979, a cooperativa vende café arábica e conilon, em grãos, para São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, além de Minas Gerais.

Em 2012, a Coocafé recebeu, em seus armazéns, cerca de 400 mil sacas de café. No mesmo ano, 13 mil sacas foram exportadas para Alemanha, Bélgica, Inglaterra e Holanda, totalizando aproximadamente R$ 7 milhões. Desde 2005, a cooperativa faz a comercialização do café com certificação Fairtrade (comércio justo) de seus cooperados, ou seja, busca o estabelecimento de preços justos, bem como de padrões sociais e ambientais equilibrados nas cadeias produtivas.

É a primeira vez que a Coocafé participa do 8º Espaço Café Brasil. De acordo com o diretor-presidente da cooperativa, Fernando Romeiro de Cerqueira, há a expectativa de ampliar a rede de contatos. “A cafeicultura é muito importante para as regiões das Matas de Minas e de Montanhas do Espírito Santo porque promove uma geração de emprego considerável, se comparada a outros modelos de agricultura. Estamos em uma região que se destaca com relação à produtividade, qualidade e trabalho cooperativo. Desenvolvemos trabalhos técnicos e buscamos melhores condições de comercialização para nossos produtores rurais, pois nossa região depende da agricultura familiar”.

Com organização estruturada, a Cooperativa dos Agricultores Familiares do Território do Caparaó (Coofaci), tem 200 agricultores familiares organizados em associações comunitárias do município de Iuna, no Espírito Santo. Os associados têm assistência especializada nas propriedades e recebem visitas dos técnicos da cooperativa.

Criada em 2005, a cooperativa realiza um trabalho de mobilização e organização social, voltado para o fomento à produção de cafés especiais, como café arábica torrado e moído por meio de um processamento artesanal, transformando-o no café gourmet.

“Nossa pretensão é ampliar o mercado porque queremos que os consumidores dos outros estados conheçam e provem o nosso produto”, destaca o presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares do Território do Caparaó (Coofaci), Paulo Márcio Reis Fernandes.

A Coofaci promove a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares, por meio da produção sustentável, respeito a questões ambientais e busca por melhorias na eficiência produtiva das propriedades e da qualidade dos cafés. A cooperativa faz a comercialização do café com certificação Fairtrade (comércio justo) de seus cooperados, em mercados da região.

Serviço

8º Espaço Café Brasil
Data: 09 a 12 de setembro (segunda a quinta-feira)
Horário: 12h às 20h
Local: Expominas – Avenida Amazonas, 6.030 – Gameleira (6 km do Centro de BH)

Fonte: www.semanainternacionaldocafe.com.br

 

 

 









 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

Sabor Café

 

Receitas

colunas

 

Retrospectva

© 2010 Coffee Break. Todos os direitos reservados.