Café - Informativo Coffee Break

Coffeebreak - O portal de notícias do café

06/08/2013 13:28:19

 

Indefinição afeta credibilidade do governo, diz especialista em café

 

 

A indefinição em relação às medidas de sustentação dos preços do café compromete a credibilidade do governo brasileiro perante o mercado internacional. A opinião é de um experiente analista do setor cafeeiro, que vê com preocupação as idas e vindas do governo.

O ministro da Agricultura, Antônio Andrade, havia convocado uma entrevista na tarde de segunda-feira (5), quando iria anunciar um pacote de medidas de apoio ao setor, mas com uma hora e meia de atraso comunicou que o governo continua negociando para chegar a uma proposta satisfatória para os produtores.

O especialista diz que o mercado de café, tanto no Brasil como no exterior, parou desde a última sexta-feira, 02, para aguardar as medidas que o governo iria implantar para estancar a queda de preços. As cotações recuaram mais de 20% desde o início do ano, pressionadas pela percepção dos compradores e investidores de que o estoque remanescente e a safra atual são suficientes para atender à demanda mundial pelo café brasileiro.

Na avaliação do especialista, a demora em anunciar as medidas e o episódio da tarde de ontem (5) contribuem para aumentar a desconfiança do mercado internacional sobre se os mecanismos de sustentação de preços serão suficientes para reverter a queda das cotações.

Ele observa que o governo desde novembro do ano passado sinalizava medidas de apoio ao setor, o que levou muitos produtores a reter a safra à espera de melhores preços. O mercado hoje especula que o estoque de passagem no Brasil é de mais de 10 milhões de sacas, diz o analista, que aponta a falta de transparência como um dos fatores de pressão sobre os preços.

Fonte: Agencia Estado Via G1

 

 

 









 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

Sabor Café

 

Receitas

colunas

 

Retrospectva

© 2010 Coffee Break. Todos os direitos reservados.