Café - Informativo Coffee Break

Coffeebreak - O portal de notícias do café

24/07/2013 11:16:33

 

Chuva e umidade podem prejudicar ainda mais a qualidade do café

 

 

A umidade no sul e sudoeste de Minas estão prejudicando a qualidade do café que está em secagem nos terreiros. Essa é a situação na área de atuação da Cooparaiso que compreende essas regiões do estado, onde o produtor está em plena colheita.

Apesar do cenário não estar diferente dos últimos anos, o café está sofrendo as consequências da umidade.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Cooparaiso, Emerson Tinoco da Silveira, a média do mês de julho nos últimos 18 anos é de 18,4 graus. A média de chuvas é de zero até 38 milímetros. Neste julho de 2013, até o dia 23, choveu 18,2 milímetros, tendo registrado temperatura média de 17,7 graus. No dia 23, a mínima foi de 9,3 graus.

Em abril choveu 121,16 milímetros, em maio foram 138,2 milímetros, junho caiu para 49,2 milímetros e em julhos, os 18,2 milímetros. “Diante disso o produtor criou uma logística para fazer a sua colheita, adotando sistema manual e mecanizado e o que encontramos agora na propriedade é o café esparramado no terreiro umedecido, sujo por causa dessa umidade”, disse Tinoco.

Devido à ocorrência de chuvas desde quando começou a colheita o produtor não consegue seguir com o seu planejamento na secagem, no preparo e no benefício do café. “Em síntese, ele não consegue ter ritmo, controle da situação, o que foi planejado foi perdido e com custo mais elevado. Como não consegue colher cm máquina, o café vai para o chão, deteriorando a qualidade e dificultando ou até impossibilitando a varrição. A lavoura que está bem folhada hoje e prepara para a próxima safra estão com botões florais bem adiantados, conhecidos como cotonetes, onde a colheita tardia deve causar danos que ainda não há como mensurar”, alertou o engenheiro agrônomo.

 

Coffee Break

 

 

 









 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

Sabor Café

 

Receitas

colunas

 

Retrospectva

© 2010 Coffee Break. Todos os direitos reservados.