Café - Informativo Coffee Break

Coffeebreak - O portal de notícias do café

23/07/2013 15:04:52

 

Entidade internacional quer estimular produção de café sustentável no Brasil

 

 

Os cafés sustentáveis têm sido uma exigência cada vez maior do mercado consumidor e podem ser uma importante fonte de renda para o cafeicultor, que terá um produto diferenciado para venda. Para estimular o comércio deste produto no Brasil, a Iniciativa Internacional de Comércio Sustentável (IDH - sigla em inglês) está realizando uma seleção de projetos que buscam ampliar a produção, a produtividade e a exportação de cafés produzidos de forma sustentável. 
A IDH é uma instituição holandesa mundialmente conhecida por promover ações de cooperação público-privada de sustentabilidade. Esta é a primeira vez que ela atua no Brasil, com seu Programa de Cafés Sustentáveis. Poderão inscrever seus projetos não só produtores, mas também cooperativas, associações, agroindústrias, torrefadoras e outros elos da cadeia. 
“Trata-se de uma iniciativa que contempla todos os produtores, sejam eles pequenos, médios ou grandes. O importante é que esse projeto ajude o produtor a se tornar mais sustentável, no que se refere às questões econômicas, ambientais e sociais”, destaca a assessora técnica da Comissão Nacional de Café da CNA, Natália Fernandes. 
Para participar, os interessados devem encaminhar as propostas de projetos de campo até o próximo dia 31, contendo as principais necessidades, ações e objetivos a serem alcançados. As propostas serão avaliadas caso a caso por um comitê especialista que selecionará os projetos que passarão para etapa seguinte de desenvolvimento das propostas completas. 
O objetivo deste programa é ampliar, de 8% para 25%, a parcela de cafés sustentáveis que é produzida e comercializada no mundo até 2015. Para participar do processo seletivo, os interessados devem ter o apoio de um torrador de café participante do Programa e preencher um formulário disponível no site do IDH (http://www.idhsustainabletrade.com/coffee). 
É preciso cumprir requisitos como a comprovação das fontes de financiamento de pelo menos 70% do projeto (o IDH e mais duas entidades financiarão os outros 30%). Mais informações nos documentos abaixo: 

Entenda o Projeto: 
http://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/IDH SCP Brasil Proj de Campo - Divulgação da oportunidade - Junho 2013.pdf


Orientações para apresentação dos projetos: 
http://www.canaldoprodutor.com.br/sites/default/files/IDH SCP Brasil Proj de Campo - Orientacoes para apresentacao de projetos - Junho 2013.pdf 

 

Fonte: Asscom CNA

 

 

 

 









 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

Sabor Café

 

Receitas

colunas

 

Retrospectva

© 2010 Coffee Break. Todos os direitos reservados.