Café - Informativo Coffee Break

Coffeebreak - O portal de notícias do café

10/07/2013 13:28:14

 

"É humilhante o poder aquisitivo que o produtor de café possui", diz Bilac Pinto

 

 

 

O Secretário do Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deputado Bilac Pinto, que sempre esteve à frente de ações em prol da cafeicultura, em entrevista exclusiva ao Coffee Break, disse que sofre assistir o que os produtores têm perdido com a falta de uma política efetiva por parte do governo federal que lhes garanta renda. “Eu sempre estive envolvido com a luta dos cafeicultores e hoje estou sofrendo não apenas como político, mas também como produtor”, declarou.

Bilac Pinto fez uma análise do momento em que tais perdas estão sendo avaliadas como cruciais para o setor. “Faz mais de dez anos que o produtor de café só vem perdendo, pois não encontra ressonância em suas reivindicações”, analisou o secretário.

Para Bilac, a solução não deve ser esperada somente vinda do governo federal. “Eu acho que está na hora de todo o setor se reorganizar para promover maior união. Cooperativas e sindicatos organizados vão ajudar na organização de toda a cadeia produtiva. Temos que saber quem e quantos são produtores de café de fato, pois tem gente que entra para produzir café apenas por um período, sendo para ele apenas mais um negócio onde se investir naquele momento, ele não faz parte da cadeia produtiva. Temos que saber quanto de café é produzido, onde, com quais as características, tudo isso é parte de reorganização”, sugeriu.

Para o secretário, essa “reorganização” tem que trabalhar pontos essenciais, como o preço mínimo, um programa de opções e ofertas, a dívida em equivalência ao produto, entre outras ações, como por exemplo, a participação do estado, através do Fundo Estadual do Café, criado pelo governador Antonio Anastásia. “O governador ajudou nessa luta do produtor”.

“É humilhante o poder aquisitivo que o produtor de café possui. Hoje ele não consegue comprar mais nada com sua atividade”, finalizou o secretário Bilac Pinto.

 

O secretário

Bilac Pinto licenciou-se do mandato como deputado federal para assumir a secretária estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana.

 

Coffee Break

 

 

 









 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

Sabor Café

 

Receitas

colunas

 

Retrospectva

© 2010 Coffee Break. Todos os direitos reservados.