Café - Informativo Coffee Break

Coffeebreak - O portal de notícias do café

05/07/2013 14:28:32

 

Dia Internacional do Cooperativismo será comemorado amanhã, sábado

 

 

No próximo sábado, dia 06 de julho, será comemorado o Dia Internacional do Cooperativismo. De acordo com dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), mais de 10 milhões de pessoas participam do modelo cooperativo. Na opinião do ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antonio Andrade, as cooperativas são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social do país.

 

“É um segmento fundamental no país para a geração de emprego, renda e no desenvolvimento de ações para estimular o relacionamento do cooperado e de sua família com a comunidade. Devido a essa importância, o governo federal ampliou os recursos disponíveis para as cooperativas em R$ 300 milhões para a safra 2013/14, além de reduzir de 9% para 6,5% ao ano a taxa de juros para capital de giro de cooperativas”, destacou Andrade.

O cooperativismo surgiu em 1844, na Inglaterra, e está presente em todos os setores da economia. Uma cooperativa é formada pela associação voluntária de no mínimo 20 pessoas em torno de uma determinada atividade econômica, com objetivos comuns e divisão dos resultados. Os programas, projetos e ações relacionados às atividades cooperativistas e associativas desenvolvidos pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são de responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) e coordenados pelo Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop).

Segundo o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Caio Rocha, o Mapa tem o objetivo de ampliar o número de cooperativas, auxiliando na organização, novos métodos de gestão e melhorando a renda daqueles que participam como associados. “Cada vez mais, a cooperação passa a ser importante na vida das pessoas. Queremos cumprimentar nesse dia, todos aqueles que participam da construção de grande parte do PIB brasileiro”, disse.

Comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo no primeiro sábado de julho. A data foi instituída em 1923, durante o Congresso da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Segundo dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o agronegócio do Brasil movimenta mais de 22% do PIB, por meio da participação das cooperativas, e é líder em produtividade na América Latina.

 

Fonte: Mapa/ Carol Oliveira

 

 

 

 









 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

Sabor Café

 

Receitas

colunas

 

Retrospectva

© 2010 Coffee Break. Todos os direitos reservados.