Café - Informativo Coffee Break

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

09/03/2012 13:56:34

 

OIC: mercado de café seguirá apertado

A relação entre oferta e demanda no mercado de café deve continuar apertada, na avaliação do diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), o brasileiro Robério Silva.

 

 

A relação entre oferta e demanda no mercado de café deve continuar apertada, na avaliação do diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), o brasileiro Robério Silva. Segundo ele, a queda das cotações do café arábica não deve continuar. "O consumo é resiliente e os estoques estão baixos", afirmou, em entrevista coletiva na sede da entidade, em Londres.
Os contratos futuros de café arábica têm recuado na Bolsa de Nova York, enquanto o tipo robusta apresenta maior resistência na Bolsa de Londres. Questionado sobre os motivos das oscilações de preços verificadas atualmente na commodity, Silva apontou a "disponibilidade de mercado". Ele não quis entrar em detalhes, nem fazer previsões mais específica sobre as cotações.
Silva avalia que os produtores estão bem capitalizados. "Eles estão recebendo financiamento dos governos ou de fontes privadas e hoje sabem como comercializar melhor o café", disse.
Silva disse que uma das prioridades da OIC é obter a adesão da China, Rússia e Coreia, países que atualmente não fazem parte da entidade. "Começamos a nos aproximar da China e a fazer contato com o governo", disse o diretor executivo da OIC. Segundo ele, o objetivo é estabelecer uma agenda para conseguir ter melhor avaliação do mercado chinês.
Silva avalia que o maior impulso para o consumo no mercado de café virá dos países emergentes e dos produtores, onde há melhora na renda da população. "Países como China, Índia e Indonésia já estão consumindo café, mas ainda há muito espaço para crescer", afirmou.

 

Fonte: Agência Estado

 

 

 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

Sabor Café

 

Receitas

colunas

 

Retrospectva

© 2010 Coffee Break. Todos os direitos reservados.