Café - Informativo Coffee Break

Coffeebreak - O portal de notícias do café

29/06/1999

 

Circular do CNC/CNA traz resultados das reuniões

 

 

Foi expedida nesta quinta-feira a circular conjunta do CNC (Conselho Nacional do Café) e da CNA (Confederação Nacional da Agricultura), assinada por Gilson Ximenes, presidente do CNC, Rui Quieróz Guimarães, presidente da comissão de café do CNA e Manoel Vicente Bertone, vice-presidente do CNC. A circular apresenta um balanço das reuniões realizadas na segunda, terça e quarta, em Brasília: do CDPC (Conselho Deliberativo da Política do Café), com os países produtores, da APPC (Associação dos Países Produtores de Café) e, também, com o ministro da Fazenda, Pedro Malan.

Sobre a reunião do CDPC, é observada na circular, a posição de protesto da produção sobre a necessidade de rever a decisão do pagamento de 25% do saldo devedor das dívidas do café até o dia 31 de julho. Sobre o encontro mundial de países produtores de café é abordado o consenso sobre a prorrogação do acordo da OIC (Organização Internacional de Café), sendo que, os produtores reexaminaram a proposta dos países consumidores e que tal proposta pode ser melhor explorada; assim, na reunião da OIC no dia 21 de julho deverão ser buscadas formas para manter a continuidade da cooperação internacional.

Sobre a reunião da APPC, a circular informa que o ordenamento de fluxo de oferta para os próximos dois anos foi decido, sendo que o Brasil terá um fluxo de 15 milhões de sacas para o próximo ano e 17 milhões de sacas para o ano subseqüente. A APPC considerou fundamental o resgate da Associação como forma de estabilizar os preços para que não ocorra quedas dramáticas, como nos anos de 89 à 93. Já a reunião com Pedro Malan foi considerada providencial pelo CNC/CNA; a circular dispõe que o ministro garantiu que a prorrogação da dívida do setor por 90 dias não é definitiva, mas que foi concedida para que a proposta apresentada pelo setor cafeeiro fosse melhor analisada.

 

 

 









 

PUBLICIDADE

 

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

PUBLICIDADE

 

Sabor Café

 

Receitas

colunas

 

Retrospectva

© 2010 Coffee Break. Todos os direitos reservados.